segunda-feira, 30 de abril de 2012

MEC promete triplicar matrículas em EAD e alcançar 600 mil alunos até 2014

O MEC (Ministério da Educação) tem o plano de triplicar o número de matrículas em cursos públicos de EAD (Educação a Distância) até 2014, passando dos atuais 210 mil alunos para 600 mil. O dado é do diretor de Educação a Distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), João Carlos Teatini, responsável pelo programa UAB (Universidade Aberta do Brasil). Entre os obstáculos, segundo o gestor, estão o preconceito e a resistência ao modelo e as dificuldades de conexão e falta de banda larga pelo país.
A UAB é um sistema integrado por universidades públicas de todo o país, que oferecem ensino superior a distância. Implantada no segundo semestre de 2007, ela dispõe de cursos de licenciatura, formação pedagógica, bacharelado, tecnólogo e sequenciais. Há também formação continuada nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e extensão, e o Profmat (Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Atualmente, a UAB tem cerca de 11 mil professores formados em graduações e outros 16 mil concluintes.

NÚMEROS DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

ModalidadeIESCursosMatrículas
Aperfeiçoamento4112315.230
Bacharelado415621.155
Especialização6121055.811
Extensão12163.571
Formação Pedagógica22166
Licenciatura69236104.707
Sequencial22691
Tecnólogo13145.522
Total81659206.853


notícia completa em:   educação-uol

domingo, 29 de abril de 2012

Divulgando...

Governo do Estado do RIO quer promover segregação entre escolas da rede estadual com mudança nos uniformes
governo estadual anunciou mudanças  para o uniforme dos alunos da rede a partir do meio do anoOs alunos queentrarem nas escolas no segundo semestre  irão receber as novas camisetas e os alunos antigos receberão as suas apartir do início do próximo ano letivo.

medida  causa polêmica entre profissionais e alunos e um dos pontos mais discutíveis nos novos uniformes propostosé a criação de um “selo de qualidade das Unidades Públicas de Ensino (UPE)” que será afixado nas novas camisetas. Oselo – uma espécie de certificação – será concedido às escolas com melhor avaliação na rede a partir de uma avaliação daSEEDUCalém de um bom índice de aprovação de alunos, as “escolas UPE” vão precisar ter professor es que sempredisponibilizem o boletim online (Conexão Educaçãopara acompanhamento dos paisque tenham boa gestão e prestaçãode contas em diasalém de infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchidoEstas escolas que sesubmeterem a cumprir tais metas terão um uniforme diferente e broches comemorativos.
SEEDUC vai criar segregação e preconceito entre as escolas por meio de uniformes e distintivos diferenciados
desculpa do governo estadual é a de que o selo possa servir para orientar os pais na hora de escolher onde matricular ofilho e para estimulas as outras escolas a terem um bom desempenho. O governo vai escolher quais escolas serão “UPEs” por meio do índice de desempenho no SAERJ, e pela relação entre número de aprovados e aprovadosOu seja, aSEEDUCpor meio de mais uma medida arbitrária mais um passo para a consolidação do seu modelo de metas naeducação estadual, agora, com a distinção entre as escolas que se submetem a sua cartilha por meio dos uniformes.

Ao invés de investir na rede como um todo e valorizar os profissionais que nela trabalham, o governo estadual continuainvestindo no reforço da sua política educacional voltada para o cumprimento de metas e que se baseia num modelo demeritocracia. Com os novos uniformesque são totalmente discutíveis do ponto de vista moral e, até mesmo legal, ogoverno do estado  mais um passo em direção ao autoritarismo e à discriminação dos alunos que estudam nas escolasestaduais.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Linda mensagem

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

José Saramago




terça-feira, 17 de abril de 2012

Sábias palavras...



“Como pesquisador da complexa inteligência humana não me curvaria diante de nenhuma autoridade política e de nenhuma celebridade, mas me curvaria diante de todos os professores e alunos do mundo. São eles que podem mudar o teatro social. São eles os atores insubstituíveis” Cury, Augusto (2008) .

domingo, 15 de abril de 2012

Doutoramentos 2012-2013


Estão abertas candidaturas para os Doutoramentos ISEG 2012-2013 .
Para se candidatar clique aqui.

Os programas de doutoramentos contam, como instituições de acolhimento, com a participação das unidades de investigação do ISEGacreditadas e avaliadas positivamente nos termos da lei.

O ISEG participa no Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, oferecido por uma joint venture entre o Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e com a participação do Massachussets Institute of Technology (MIT) no âmbito do Programa MIT-Portugal.

Apresentamos o elenco de cursos oferecidos no ano lectivo de 2012-2013.
O Doutoramento em Estudos de Desenvolvimento é leccionado na língua inglesa.


https://aquila.iseg.utl.pt/aquila/instituicao/ISEG/top/doctorate/doutoramentos-2012-2013

terça-feira, 3 de abril de 2012

L.I.V.R.O. Millôr Fernandes

Vejam que alta tecnologia e que criatividade! Um espetáculo!

Abraços,



L.I.V.R.O - Millôr Fernandes

Millôr Fernandes: Um novo e revolucionário conceito de tecnologia de informação
Na deixa da virada do milênio, anuncia-se um revolucionário conceito de tecnologia de informação, chamado de Local de Informações Variadas, Reutilizáveis e Ordenadas - L.I.V.R.O.
L.I.V.R.O. representa um avanço fantástico na tecnologia. Não tem fios, circuitos elétricos, pilhas. Não necessita ser conectado a nada nem ligado. É tão fácil de usar que até uma criança pode operá-lo. Basta abri-lo!
Cada L.I.V.R.O. é formado por uma seqüência de páginas numeradas, feitas de papel reciclável e capazes de conter milhares de informações. As páginas são unidas por um sistema chamado lombada, que as mantêm automaticamente em sua seqüência correta.
Através do uso intensivo do recurso TPA - Tecnologia do Papel Opaco - permite-se que os fabricantes usem as duas faces da folha de papel. Isso possibilita duplicar a quantidade de dados inseridos e reduzir os seus custos pela metade!
Especialistas dividem-se quanto aos projetos de expansão da inserção de dados em cada unidade. É que, para se fazer L.I.V.R.O.s com mais informações, basta se usar mais páginas. Isso, porém, os torna mais grossos e mais difíceis de serem transportados, atraindo críticas dos adeptos da portabilidade do sistema.
Cada página do L.I.V.R.O. deve ser escaneada opticamente, e as informações transferidas diretamente para a CPU do usuário, em seu cérebro. Lembramos que quanto maior e mais complexa a informação a ser transmitida, maior deverá ser a capacidade de processamento do usuário.
Outra vantagem do sistema é que, quando em uso, um simples movimento de dedo permite o acesso instantâneo à próxima página. O L.I.V.R.O. pode ser rapidamente retomado a qualquer momento, bastando abri-lo. Ele nunca apresenta "ERRO GERAL DE PROTEÇÃO", nem precisa ser reinicializado, embora se torne inutilizável caso caia no mar, por exemplo.
O comando "browse" permite fazer o acesso a qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda já vem com o equipamento "índice" instalado, o qual indica a localização exata de grupos de dados selecionados.
Um acessório opcional, o marca-páginas, permite que você faça um acesso ao L.I.V.R.O. exatamente no local em que o deixou na última utilização mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de página é total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou marca de L.I.V.R.O. sem necessidade de configuração.
Além disso, qualquer L.I.V.R.O. suporta o uso simultâneo de vários marcadores de página, caso seu usuário deseje manter selecionados vários trechos ao mesmo tempo. A capacidade máxima para uso de marcadores coincide com o número de páginas.
Pode-se ainda personalizar o conteúdo do L.I.V.R.O. através de anotações em suas margens. Para isso, deve-se utilizar um periférico de Linguagem Apagável Portátil de Intercomunicação Simplificada - L.A.P.I.S. Portátil, durável e barato, o L.I.V.R.O. vem sendo apontado como o instrumento de entretenimento e cultura do futuro. Milhares de programadores desse sistema já disponibilizaram vários títulos e upgrades utilizando a plataforma L.I.V.R.O.