quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curso de tecnologia em Educação


Inscrições para o curso de Tecnologia da Informação terminam dia 27

Rio  - Estão abertas até o dia 27, as inscrições para o curso de especialização em Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e de Projetos, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mais informações no site http://www.avatar.ime.uerj.br/tign/

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Educopédia: Aberto processo seletivo para a Educopédia

Prezado(a) professor(a),


A Educopédia é hoje, não só a nossa plataforma de aulas digitais, mas uma das principais ações sendo executadas em nossa rede, no caminho para uma Educação Pública de excelência. Nesse contexto, um grupo enorme de pessoas tem trabalhado com muita dedicação e carinho desde maio do ano passado.
Este edital trata da seleção de novos educopedistas sonhadores que já são apaixonados pela Educopédia, e que se empenharão na criação de aulas digitais cada vez melhores.
Agradecemos o seu interesse.
Leia o edital na íntegra.

- Entre 03 a 15 de outubro de 2011, acesse o Formulário de Inscrição, preencha todos os dados e envie todas as informações.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Na expansão do ensino técnico, maior desafio é manter qualidade - O Globo



MACEIÓ e RIO - Em expansão no Brasil depois de décadas de atraso, o ensino profissionalizante vive entre extremos: tem desde centros de excelência, disputados em seus estados, até problemas tão básicos quanto falta de professores e laboratórios.
Em 93 anos, de 1909 a 2002, o país construiu apenas 140 escolas profissionalizantes. O projeto de expansão começou, ainda timidamente, segundo especialistas, no governo Lula, quando 214 unidades foram inauguradas. Agora, na gestão de Dilma Rousseff, a meta é chegar a 2014 com 562 unidades, apenas da rede federal, espalhadas pelo país, além dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esse aumento na oferta de vagas permitirá, segundo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), matricular 600 mil alunos na rede técnica e profissionalizante.
A expansão faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado para democratizar a oferta dos cursos e ampliar também a oferta nas redes públicas - estaduais e municipais - e no Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac). Segundo Francisco Cordão, educador há mais de 40 anos e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), "o país precisa urgentemente dessa mão de obra":
- A educação técnica no Brasil nunca foi valorizada. Mas, hoje, o ensino médio não atende à aspiração de grande parte da juventude, que não está voltada para a vida universitária. No Brasil, o ensino médio está cada vez mais ligado ao vestibular, ao Enem, e isso não atinge 20% da população que frequenta o curso. Existe uma grande parte que quer ser preparada para o mercado de trabalho.


Leia mais sobre esse assunto em

Na expansão do ensino técnico, maior desafio é manter qualidade - O Globo